Métodos de Alfabetização: quais são e o que a neurociência cognitiva nos diz

Aprender a ler e escrever é um dos processos cognitivos mais complexos que passamos por toda a vida. Isso porque o nosso cérebro não nasceu biologicamente preparado para a linguagem escrita, ou seja, não é um processo natural como falar. Dessa forma, ensinar a ler e escrever exige o desenvolvimento e o estímulo de diversas

Métodos de Alfabetização: quais são e o que a neurociência cognitiva nos diz Read More »

Importância da Repetição Multissensorial no Processo de Aprendizagem

A Importância da Repetição Multissensorial no Processo de Aprendizagem

Você já parou para pensar em como o nosso cérebro absorve e retém informações? Como muitos de nós já perceberam intuitivamente, as neurociências reforçam que a repetição desempenha um papel essencial no processo de aprendizagem. Ela não apenas consolida memórias, mas também cria conexões neurais mais fortes e diversificadas, facilitando a retenção e recuperação de

A Importância da Repetição Multissensorial no Processo de Aprendizagem Read More »

A emoção na aprendizagem

A Emoção na Aprendizagem: Uma Perspectiva Neurocientífica

A relação entre a emoção e a aprendizagem é um dos temas mais interessantes na neurociência educacional. Estudos têm demonstrado como as emoções podem influenciar significativamente o processo de aquisição de conhecimento e a formação de memória de longo prazo, ou seja, a aprendizagem. As emoções desempenham um papel importante no processo de aquisição e

A Emoção na Aprendizagem: Uma Perspectiva Neurocientífica Read More »

Rolar para cima