
A alfabetização é uma fase crucial no desenvolvimento da criança. Não se trata apenas de aprender a ler e escrever, mas de ganhar autonomia para acessar informações, conhecimento e cultura, tornando-se um participante ativo na sociedade. O processo de transpor a linguagem oral para a escrita é uma das tarefas mais complexas que nosso cérebro enfrenta. Isso porque a linguagem escrita é uma invenção cultural e o nosso cérebro não nasce biologicamente preparado para isso. É necessário que ele recrute e modifique áreas designadas para outras tarefas, para a função de ler e escrever. E a ciência está aí para mostrar que, além de sistemático e explícito, esse processo pode – e deve – ser divertido e significativo.
Pesquisas científicas recentes destacam quatro fundamentos essenciais para a alfabetização: o princípio alfabético, a consciência fonológica, a compreensão oral e o vocabulário. Esses pilares se interligam e se complementam, cada um desempenhando um papel único no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
1. Princípio Alfabético: Compreender a relação grafema-fonema, ou seja, que as letras representam os sons da fala, é o princípio básico da alfabetização.
2. Consciência Fonológica: A capacidade de identificar e manipular os sons da fala é um forte preditor do sucesso na alfabetização, permitindo que as crianças tomem consciência da estrutura da linguagem oral e percebam que a lignguagem escrita é uma representação dela.
3. Compreensão Oral: A compreensão oral está diretamente relacionada à capacidade de processar e interpretar a linguagem oral de forma rápida e precisa. Crianças com boa compreensão oral têm maior facilidade na aprendizagem da leitura e da escrita.
4. Vocabulário: Um vocabulário amplo e variado é crucial para a compreensão da leitura e a expressão escrita. Crianças expostas a uma vasta gama de palavras e conceitos desde cedo têm uma vantagem significativa na compreensão de textos e na expressão de ideias.
Esses fundamentos não funcionam isoladamente. Eles se reforçam mutuamente. Por exemplo, uma boa compreensão do princípio alfabético facilita a consciência fonológica, enquanto um vocabulário rico melhora tanto a compreensão oral quanto a escrita. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância de uma abordagem integrada para a alfabetização, destacando que o desenvolvimento equilibrado dessas habilidades é essencial para formar leitores e escritores competentes.
A alfabetização vai além da simples memorização de letras e sons. Envolve uma série de habilidades interconectadas que permitem às crianças se tornarem leitores e escritores proficientes. Ao entender e aplicar os quatro fundamentos da alfabetização – princípio alfabético, consciência fonológica, compreensão oral e vocabulário – podemos criar um caminho mais natural e eficiente para o aprendizado. Incorporar práticas pedagógicas baseadas na neurociência nos equipa melhor para apoiar todas as crianças em sua jornada de alfabetização, promovendo uma educação inclusiva e significativa.
Então, que tal explorar mais esse conteúdo rumo ao sucesso na alfabetização?
Clique aqui e conheça o e-book Os 4 Fundamentos da Alfabetização!
Referências
ADAMS, M. J; FOORMAN, B. R.; LUNDBERG, I.; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DAHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução; Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
MORAIS, Artur Gomes de.; CORREIA, Eliana Borges.; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.